Olhar para o corpo (o seu e o do outro) com o coração

“Olhar seu corpo ou o corpo do outro com o coração é vê-lo de uma forma diferente. Quando dois corpos se encontram com o coração às vezes é um acordo sutil – há algo de sagrado. É fonte de luz e de compaixão”.
Jean Yves Leloup

O que aconteceria se você de repente conseguisse enxergar o seu corpo ou o corpo de outra pessoa assim ‘vazio’, sem as críticas infindáveis com as quais estamos tão acostumadas, sem o contexto erótico no qual estamos mergulhadas? Como seria olhar para esse corpo ‘vazio’? Imagine por alguns instantes as infinitas possibilidades desse olhar…

A conexão psique-corpo é indissolúvel. Nós podemos enriquecê-la ou, ao contrário, torná-la empobrecida, à força de alimentar esse encontro com preconceitos e ideais reducionistas, forjados pela mídia, é certo, mas bem nutridos por cada um de nós.

Para nós, lapidar a auto-imagem e melhorar a conexão com o corpo, os prazeres e os afetos, é tanto um desafio individual quanto coletivo. Integrar pensar e sentir, diminuir a espiral mental que leva aos pensamentos repetitivos, perceber e aceitar as mudanças que o tempo traz, diminuir a dor, aprender a ouvir e a confiar nas mensagens do corpo, elevar o nível de energia seriam os objetivos mais básicos deste novo relacionamento. Poder viver, afinal, uma história de amor com seu próprio corpo e usufruir melhor dos encontros com outros corpos.

Mas como construir esse olhar novo? É preciso abrir um canal, exercitar, criar novas imagens, ampliar o significado daquilo que nos é apresentado como lugar comum, como saber adquirido…

A arte é um excelente condutor deste processo de ajudar o novo a emergir de dentro de nós mesmos. O trabalho artístico favorece a criatividade e ameniza a autocensura. O contato com imagens e materiais diversos, como argila, tintas, cola e papel, traz uma nova compreensão para nossas ações e, quase sem querer, a relação com o seu corpo e o corpo dos outros no dia a dia vai sendo transformada.

O trabalho de Arteterapia abre a possibilidade desta percepção do corpo e da sua energia e permite essa vivência mais harmoniosa com o corpo que nos habita.

Se quiser experimentar esse ‘encontro’, inscreva-se no nosso workshop que começa no dia 30/05.

 

Por Deolinda Fabietti